Queda de cabelo por caspa
A caspa é o nome que damos à descamação do couro cabeludo e que faz parte do quadro inflamatório da dermatite seborreica, pode acontecer a queda de cabelo por caspa ? Além de causar muito incômodo e afetar diretamente a sua saúde e bem-estar, será que esses flocos brancos podem também originar a queda de cabelo? Além de provocar coceiras, a caspa pode ficar visível nas roupas de forma constrangedora, pois a imagem da caspa é muitas vezes associada à má higiene ou falta de cuidado. A dermatite seborreica pode, sim, causar a queda dos fios e isso se deve ao quadro inflamatório do couro cabeludo.
O que pode motivar a caspa?
A caspa acontece devido à alteração da quantidade e composição de sebo do couro cabeludo. A dermatite seborreica é uma inflamação crônica que normalmente se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Quando essa afecção se instala no couro cabeludo, a denominamos de
caspa.
Intensidade da caspa:
- Leve: Pequenos flocos esbranquiçados junto ao couro cabeludo, próximos à raiz dos fios, visíveis somente com raspagem ou escovação.
- Moderada: Os flocos se encontram soltos entre os fios, sendo visíveis naturalmente — sem qualquer processo como raspagem ou escovação.
- Intensa: Descamação acentuada de flocos de tamanhos variados, abundantes e visíveis na superfície do cabelo e sobre os ombros do indivíduo.
Causas:
As causas da dermatite seborreica nem sempre são conhecidas. Porém, alguns fatores podem agravar o quadro, tais como:
- Alterações hormonais
- Estresse
- Clima seco ou frio
- Mudanças bruscas de temperatura
- Alimentação de baixo valor nutritivo, especialmente com falta de proteínas
Tratamento
O primeiro passo para quem identifica esta alteração no couro cabeludo é fazer o diagnóstico para confirmar se o problema é realmente a caspa. Por ser uma doença crônica, a dermatite seborreica não tem cura. Mas existem várias opções de tratamento que podem controlar o problema e prevenir a queda dos fios. Além de algumas medidas que podem ser tomadas no seu dia a dia:
– Evite usar água muito quente para lavar o couro cabeludo;
– Lave os cabelos, no mínimo, 3 vezes por semana;
– Aposte em shampoos com ativos seborreguladores, como o
shampoo antiqueda Crescetrat;
– Ao lavar os cabelos com
shampoo antiqueda Crescetrat, deixe a espuma do produto agindo, de 3 a 5 minutos antes de enxaguar;
– Use o
condicionador Crescetrat apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo;
Experimente também o nosso
Tônico antiqueda Crescetrat. Ele além de tratar a sua queda de cabelo, diminui a oleosidade do couro cabeludo, fazendo um excelente e imediato tratamento para a caspa.
Excelente artigo, muito bom! Aproveita e também dê uma passadinha em meu Blog tenho dicas interesantes lá, acredito que vai gostar. Obrigada!!